Aviso de risco

Este aviso de risco descreve a extrema importância  de analisar um investimento a ser efetivado em uma plataforma eletrônica de equity crowdfunding. Todos os pontos transcritos neste Aviso de Risco sejam avaliados e lidos com cautela e qualquer discordância na compreensão, entre em contato com a upangel@upangel.com.br.

Ressaltamos o conceito de risco financeiro para que o investidor possa ter total conhecimento dos termos de sua decisão.

Risco financeiro é uma  probabilidade de perdas envolvendo dinheiro. Pode estar relacionado a uma experiência de consumo ou a um investimento. Entre os riscos mais conhecidos que podem afetar uma aplicação financeira, estão o risco de crédito, o risco de liquidez e o risco de mercado.

Caso não se sinta hábil a realizar um investimento na mesma e necessite de aconselhamento sobre investimentos ou sobre os termos dos documentos apresentados nesta plataforma, deverá consultar um profissional que tenha entendimento  da área, para que o possível investidor tenha plena visualização dos riscos envolvidos.

A perda de todo investimento de um investidor poderá ocorrer facilmente. Além do que o tempo de qualquer sobre investimento é altamente incerto e sem nenhuma garantia de retorno.

Investimento em empresas que abrem RODADAS DE ABERTURA NA PLATAFORMA UPANGEL possibilita riscos financeiros com possível perda e deveria ser apenas uma parte de uma carteira maior de ativos financeiros. Aconselha-se aos investidores realizar apenas um determinado valor de todos os seus bens financeiros disponíveis para investimento em empresas desse perfil e com isto se adequar ao perfil que melhor se apresente. Destacamos a importância de entender o perfil de qualificação de investidor pela CVM.

Ao realizar investimento em Empresas na Plataforma Eletrônica Upangel (“Plataforma Upangel”), o seu investimento poderá ter os seguintes riscos.

 

  1. NÃO GERAR LIQUIDEZ IMEDIATA, VEDAÇÃO DE ATUAÇÃO NO MERCADO SECUNDÁRIO.

A liquidez é a forma  que um usuário investidor possa vender a participação de uma empresa, isto quer dizer, transformar esta participação em dinheiro. Vale ressaltar que a plataforma de equity crowdfunding não está autorizada a trabalhar com mercado secundário. Os investimentos em empresas que faturam até R$ 10.00.000,00/ ano não são altamente líquidos, isto pelo fato de ter um baixo grau de conversão da participação em ativo (dinheiro), sem perda substancial de seu valor de imediato.

O risco de liquidez ocorre diante da possibilidade de não conseguir negociar um ativo sem afetar o preço do mesmo. Em um investimento, esse risco pode ser manifestado pela baixa demanda do ativo, no caso participação em empresas: o detentor do ativo terá dificuldades para vendê-lo e provavelmente terá que reduzir o preço em uma negociação.

Pouco provável que ocorra possibilidade de um usuário investidor vender sua   participação efetiva da cota valor e sair desse investimento antes que a Empresa Investida seja comprada, ou tenha um novo aporte de capital por outra empresa ou que a Empresa Investida tenha suas participações societárias admitidas à negociação em bolsa de valores (“IPO”). Existe a possibilidade de uma saída disponível do investimento no futuro, dificilmente isto ocorra nos primeiros anos subsequentes ao momento que você faz o investimento.

Classificamos qualquer Investimento na Plataforma Upangel  como um aporte de risco e os ganhos sobre este aporte poderão vir da valorização de uma cota ou dividendos a longo prazo.

 

  1. PERDA DE CAPITAL COM UM VALOR ALTO DE APORTE E NECESSIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO DOS APORTES EM VÁRIAS EMPRESAS.

Ressaltamos que investimentos na plataforma Upangel está atrelado diretamente a retorno x risco. Caso a Empresa Investida venha a ocorrer com falência, possibilita uma grande chance em que os valores investidos não retornem de fato, tendo como certo que a Upangel não terá qualquer tipo de responsabilidade neste sentido conforme instrução 588 da CVM.

 

  1. FALTA DE DIVIDENDOS ORIGINADOS DOS LUCROS APURADOS

Os dividendos em empresas de pequeno porte  são pagamentos distribuídos a acionistas e cotistas originados dos lucros apurados de uma empresa. A EMPRESA obtendo lucro serão pagos os dividendos de acordo com a proporção estabelecida em ata, ou seja, % de retorno para empresa e % de distribuição aos acionistas conforme estipulado no processo societário. Importante ressaltar e analisar sobre o modelo de pagamentos dos dividendos em que a EMPRESA INVESTIDA está na RODADA DE INVESTIMENTO.

 

  1. DEMAIS RISCOS RELACIONADOS A VALORIZAÇÃO DA COTA E DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS

A lucratividade de uma Sociedade no passado não será garantia de resultados lucrativos no futuro. Verifique todos os documentos jurídicos da empresa e dos sócios, assim como suas projeções futuras.

 

  1. DILUIÇÃO DO INVESTIMENTO

Importante ressaltar que qualquer investimento realizado na Plataforma Upangel pode estar atrelado à diluição no futuro. Significa que a porcentagem de participação da Empresa Investida que você tem direito por ter investido pode ser reduzida se a empresa decidir aumentar seu capital socia, abrir uma nova rodada e emitir mais cotas, ações, contratos de opção, ou títulos similares para investidores ou terceiros no futuro e o investidor não adquira nova participação proporcional dessas novas cotas, ações ou títulos conversíveis. Quaisquer novas cotas ou ações lançadas poderá ser incluídas direitos de prioridade no recebimento de dividendos, dentre outras vantagens, e o exercício desses direitos poderia resultar em uma desvantagem para investidores anteriores. Importante examinar as regras e condições de cada Empresa Investida no que se refere à diluição do capital.

 

  1. OUTROS RISCOS

6.1  As informações fornecidas aos investidores na oferta de investimento, inclusive as informações jurídicas e comerciais da empresa, são fornecidas exclusivamente pela própria Empresa Investida e por seus sócios. A Upangel faz um processo de identificação, apuração, validação do score jurídico e financeiro  para assegurar a veracidade dessas informações, mas esse processo nunca pode julgar com certeza a veracidade das informações fornecidas. Cabe ao próprio investidor realizar sua própria análise e investigação sobre os documentos apresentados pela Empresa Investida, e deverá consultar um profissional adequado, como consultores de investimentos, advogados e contadores para que o possível investidor tenha plena visualização das informações da empresa.

6.2  O risco de crédito tem origem na possibilidade da contraparte não honrar suas obrigações.Nas hipóteses em que o investimento for representado por título representativo de dívida, que dê direito ao investidor a receber de volta a totalidade ou parte do valor investido em determinadas situações, há risco de os valores entregues à Empresa Investida NÃO SEREM DEVOLVIDOS, em razão da situação econômico-financeira da empresa. Trata-se de risco inerente aos investimentos em qualquer sociedade e que são potencializados no caso de investimentos em sociedades empresárias de pequeno porte, sendo certo que a Upangel não terá qualquer tipo de responsabilidade perante os investidores em caso de não devolução dos valores pela Empresa Investida.

6.3 Sócio Minoritário e Estrutura do Sócio Controlador. Ao investir em empresas na Plataforma Upangel, o investidor poderá adquirir uma posição minoritária na sociedade empresária, que não lhe fornecerá controle sobre as atividades da empresa, ou mesmo adquirir participações societárias sem direito de voto, porém a empresa poderá convidar sempre que se sentir confortável os investidores a participarem da rotina da empresa e de comitês de sociedade. A empresa investida deverá fornecer indicadores aos seus investidores. O seu investimento estará sujeito aos riscos associados dessa posição de sócio minoritário e sem controle. O investidor deve considerar a influência que os controladores majoritários da empresa possam vir a exercer em eventos corporativos como a emissão adicional de valores mobiliários, alienação do controle ou de ativos, e transações com partes relacionadas, ao decidir fazer seu investimento.

6.4 A instrução 588 da CVM dispensa e ausência de Fiscalização da Empresa Investida pela CVM. A Empresa Investida, como sociedade empresária de pequeno porte, não é registrada na CVM e, apesar do compromisso contratual em relação à prestação de informações contínuas nos termos de investimento, ainda existe uma possibilidade de não haver prestação de informações contínuas pela sociedade após a realização da oferta. O não recebimento de destas informações pode dificultar o acompanhamento da Empresa Investida pelo investidor, bem como dificultar ou prevenir a transferência dos valores mobiliários aportados.

6.5 Transformação da Empresa Investida  em Sociedade Anônima e provável Conversibilidade das Notas Conversíveis. Na Plataforma Upangel, as Notas Conversíveis ofertadas pelas Empresas Investidas dão direito, atendidas as condições previstas, ao possível recebimento futuro de ações de Sociedades Anônimas, não sendo possível a entrega, ao investidor, de quotas de outros tipos societários. O USUÁRIO INVESTIDOR  deve estar ciente de que não existe qualquer obrigação, definida em lei ou regulamentação, da Empresa Investida transformar-se em Sociedade Anônima e poderá também fornecer o resgate da nota conversível em um determinado período estabelecido na informação de oferta pública. A obrigação de transformação decorre do Contrato relativo às Notas Conversíveis, celebrado entre as partes. Caso os sócios da Empresa Investida (não constituída desde a emissão das Notas Conversíveis de fato como Sociedade Anônima) não realizem os atos societários necessários, em conformidade com o contratado, para efetuar a transformação para este tipo de sociedade e emitir as ações a serem entregues ao investidor, o investidor poderá ser bloqueado de se tornar acionista da Empresa Investida e ser obrigado, às suas próprias expensas do que  recorrer ao Judiciário para obter o cumprimento da obrigação contratual.

6.6 O risco do cenário econômico-financeiro, risco político, pois o governo pode tomar medidas que geram impactos adverso nos investimentos, como alterar tributações ou mudar regulamentações estabelecidas.

6.7  Em um sistema online de investimentos, você suportar riscos específicos como o de uma falha no funcionamento do hardware ou software. Esse tipo de problema do sistema pode resultar no seguinte: Seu pedido pode não ser realizado, e sua plataforma pode ficar sem efetuar aquele investimento.

6.8 Antes de publicar uma RODADA, você deve ter uma noção estabelecida do valor de investimento que procura captar para a sua empresa estabelecendo o valor de captação mínimo e o valor de captação máximo (observado o limite máximo estabelecido pela regulamentação da CVM- ICVM 588/2017).O Valuation de uma empresa é de total responsabilidade da mesma. Caso tenha dúvida sobre este, utilize nosso fórum eletrônico.

 

  1. LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE  E OBRIGAÇÕES DA PLATAFORMA

Todas as informações descritas  na plataforma Upangel, das rodadas de captação e principalmente neste aviso de risco não podem ser interpretadas e avaliadas como uma recomendação de investimento.

Você deve ler atentamente o Material Didático,  e aceitar os Termos de Uso que estão no rodapé da plataforma eletrônica.

O investidor deve ter ampla visão e ciência de que a análise do investimento deverá ser feita apenas por ele e seus consultores particulares.

As oportunidades divulgadas pela Upangel não possuem garantia de retorno, nem qualquer proteção sobre o valor investido, tenha ciência de que empresas em fase de iniciação podem ter riscos.

As informações constantes na plataforma Upangel não podem ser interpretadas e nem analisadas como sugestão, recomendação de investimento, nem podem ser caracterizadas como pareceres ou assessoria jurídica, fiscal ou financeira.

As empresas podem ser sociedades limitadas, sem especificidade de regime tributário, que serão  captadoras de investimento na plataforma Upangel e, portanto, essas sociedades empresariais não estão sujeitas à fiscalização da CVM para distribuição de títulos mobiliários.

As sociedades empresarias de pequeno porte, aquelas que faturam até R$ 10.000.000/ ano e as ofertas apresentadas nesta plataforma estão automaticamente dispensadas de registro pela comissão de valores mobiliários – CVM (ICVM 588/2017).

As ofertas realizadas não implicam e nem serão fiscalizadas  por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte.

Caso realmente for realizar o aporte na rodada, leia todos os documentos presentes na RODADA DE ABERTUDA DE INVESTIMENTO.

A CVM não analisa previamente as ofertas publicadas na plataforma.

Analisando o âmbito legal, a Upangel, seus funcionários, administradores e demais parceiros não terão qualquer responsabilidade de qualquer natureza perante terceiros, especialmente, mas não se limitando a perdas diretas ou indiretas, obrigações, custos, reclamações, despesas, prejuízos ou danos de qualquer espécie, relacionados aos investimentos realizados por meio da plataforma Upangel para os fins a que está se destina de fato e seguirão sempre o código de conduta pré-estabelecido na organização